[OPINIÃO-DEBATE] Distros Linux: perdeu a graça. [RESOLVIDO]

49. Perdeu a graça?

Rogério Sousa de Jesus
rogersj

(usa Slackware)

Enviado em 09/04/2013 - 09:14h

Saudações amigo, não entendi seu ponto de vista ou o que pretende falando assim...

Me restam algumas opções:
1- você é funcionário da Microsoft ou da Apple?
2 - você está com idade avançada? naquela situação que os velhos tremem e não conseguem fazer nada se afundando em depressão?
3 - você no fundo nunca foi um linux user? apenas rodou algumas distros em live cd, para preservar seu amado MS Rwindows?

Brincadeiras a parte vamos lá...

Não creio que você seja um cara velho, porque velho é bitolado e não aceita nem sequer usar Rwindows, quanto mais qualquer distro linux. Muito provavelmente também não é funcionário de uma das empresas citadas, porque se fosse, estaria envolvido em um projeto qualquer que não lhe permitiria sequer tempo para filosofar besteiras. Gostaria muito de uma resposta sua para definir que tipo de ser humano está "desgostoso" da vida, isso pareçe muito com o típico estado dos adolescentes que se acham num dado momento da vida sem uma causa, sem uma atividade, sem um emprego, se for feio ai a coisa piora e muito, porque vai estar sem mulher,

Realmente vida é uma coisa que não é brincadeira... é preciso muito planejamento desde de muito cedo para não enfrentar revezes que as vezes acabam por matar sonhos... Uma estrutura familiar básica ajuda bastante, pais presentes, que orientam ou pelo menos opinam com respeito, apresentando alguma opinião baseada em experiência de vida, sem com isso tentar obrigar um filho a seguir tal conselho.

Lhe conto uma história, eu mesmo, sou adulto, casado, curso superior + mestrado e MBA, apartamento "graças a deus quitado" e ainda assim enfrento problemas financeiros, depois que o bebezinho nasceu minha esposa precisou parar de trabalhar e uma criança aumenta significativamente os custos e despesas, com o desemprego da companheira, nosso padrão de vida caiu muito, nossa renda diminuiu 42% e do outro lado da balança, com a chegada do pequeno, as despesas aumentaram 29% , ( é importante saber fazer um controle rígido assim da vida - não sou economista mas controlo para saber onde gasto, com que gasto, isso evita os famosos emprestimos bancários e o temido cheque especial).

Bem a vida a deriva financeiramente falando. No âmbito pessoal, familiar, aconselho a todos... constituam familia (os que não tem ainda) e os que já possuem a sua, sabem muito bem o que estou falando... Não existe emoção igual a você assistir, filmar um parto, cortar o cordão umbilical do seu filho e depois de dois dias voltar com seu pequeno para casa... A emoção é tão grande que todos os dias pela manhã não dá vontade de sair para trabalhar e à noite, não quero choppinho, não quero bater papo, quero é correr para casa, curtir minha família...

AGORA ALGUÉM VAI GRITAR OU JÁ GRITOU "EI MALUCO NINGUÉM QUER SABER DA SUA VIDA... SE LIGA... O PAPO É SOBRE LINUX... KKKKKKKKKKK"

bem entre as alegrias e as perdas financeiras do momento mágico de ser pai, fiquei procurando uma saída, pensei num segundo emprego "noturno" mas descobri que a maioria das empresas paga salário de fome... para atendentes, gerentes de empresas de alimentação e mesmo supervisores operacionais e industriais (áreas onde é mais comum se conseguir colocação rapidamente para o perído da noite).

Ai eu me lembrei do meu hobby = Linux

Lembrei da minha curiosidade e de como ganhava um dinherinho quando era adolescente, fazendo sites em html, montando pequenos bancos de dados em Acess, elaborando planilhas excell com visual basic, de como cheguei a instalar, consertar computadores, etc, etc, e etc.

Sabe o melhor disso???? não sabe??? pois bem = informática e afins é profissão não regulamentanda pelo governo do Brasil, logo qualquer um pode exercer sem maiores problemas, Fiz inicialmente aquele registro do Simples - com aqueles impostos bem pequenos... e iniciei o negócio.

Minhas redes sociais foram meu marketing e os contatos de trabalho...

Amigo em pouco tempo consegui uma condição confortável... e tudo isso graças ao Linux, graças principalmente ao Slackware, graças a minha curiosidade e vontade de contribuir em distros, graças a imensidão de livros de programação, modelagem de dados, de desenvolvimento, etc e etc,

Ai voltando um pouco ao assunto...

Não sou um mega programador e sempre usei slackware, nunca assisti uma aula de informática na vida, mas sempre fui curioso, não testei distros, quando adentrei no mundo linux, escolhi a que me disseram ser a mais dificil e fui... nunca fiquei em foruns fazendo perguntas obvias, sempre procurei e a net é incrivel, como um imenso oráculo, sempre encontrei a resposta para minhas dúvidas.

Sim compilo Kernel, e digo que qualquer um pode fazer isso, depende do esforço pessoal e da vontade de aprender, é muito facil ficar parado e exigir de terceiros soluções para seus problemas, é muito facil fazer click-> click -> click -> e não precisar pensar, e não precisar baixar um livro técnico chato que as vezes vc vai precisar recorrer ao google para entender o assunto e conseguir desenvoler o que é proposto... é muito facil condenar alguma coisa que exiga concentração, disciplina, esforço e estudo. Porque as pessoas normalmente buscam viver num mundo de facilidades.

A preguiça sempre viveu ao meu lado, mas mesmo assim, sempre a domei, me lembro quando garoto, quando minha mãe dizia, menino vá dormir, "você fica tentando reinventar a roda" já existe computador e OS, Mas minha determinação sempre me empurrou para mais longe um pouco...

Não tenho orgulho de afirmar que aprendi sozinho, TENHO SIM A HUMILDADE DE DECLARAR QUE OS DIVERSOS USUÁRIOS DE LINUX MUNDO AFORA FORAM MEUS PROFESSORES...

Novamente retornando...

1 - tenho Slackware com kernel recompilado - utilizo a ultima versão do KDE e roda macio...

2 - tenho um netbook acer em dual boot com Win7 nativo e uma partição com 40% do Hd com Ubuntu 10.04 (sim, velhinho, porém funcional, porém com todas atualizações que considero necessárias e importantes para minha atividade)

3 - Tenho um PC em casa com 2 Hd's -Hda --> Slackware e Gentoo; Hdb --> Windows 7, win 8 e Ubuntu 12.04 (tenho meus motivos para tudo isso kkkkk)
4 - Gerenciador de boot dessa parafernalha --> Grub2 (Ubuntu) gosto do roxinho kkkkkkkkkkk

5 - Dá para ganhar dinheiro com linux? muito dinheiro? como assim? de que forma? = as empresas evoluem, o negócio idem, ferramentas de produtividade constituem atualmente cerca de 38% do custo de investimento... manter uma equipe com software livre, requer treinamento, disciplina e uma organização estrutural, e reduz esse custo para meros 9% (custo do Hardware) . O custo do programador / implantador do sistema é irrelevante e é absorvido facilmente. (pronto está ai a dica para negócios)

Quanto a estar entediado, eu lhe asseguro nunca na vida o TUX me decepcionou, nunca me deixou entediado, pelo contrário, virou $$$, me deu amigos, ampliou meus horizontes, Até minha esposa é irmã de um Slacker-user.

O grande segredo para aprender, para vencer AMOR, se você não ama o que faz ou o que tem, rapidamente vai se entediar e se decepcionar, ficando cansado, ficando sem vontade.

A chama dos apaixonados pelo Linux é tão grande mundo afora, que hoje afirmo seguramente que se Canonical, Novell, Mandriva , enfim se todos abandonassem o Linux para se dedicar a criação da tartaruga marinha, o Linux continuaria... A Legião de programadores apaixonados é imensa e só cresce mais a cada dia...

A sim ia me esquecendo... você coloca uma de suas insatisfações na lacuna deixada pelo Gnome2. Este está ainda presente na distro que quiser. Basta instalar no Ubuntu, Kubuntu, etc.
Por isso me pareçe que você é um mero utilizador de Live Cd, porque inclusive existem distribuições derivadas menores que adotam o Gnome2 como ambiente gráfico principal...

O mundo não é só Ubuntu e Kubuntu, existem uma infinidade de distribuições Linux, algumas bem sérias, outras apenas derivações que dependem das principais para sua sobrevida... mas entendo que cada um no seu quadrado. O importante é se viabilizar e encontrar o sonhado caminho para Eldorado...

Meu caro não fique magoado, mas não pude evitar o texto imenso, que virou monologo para depois ser aconselhamento e terminar de maneira comica...

Mas Linux é isso - SÓ Alegria.

Um abraço...















































































  


50. Re: [OPINIÃO-DEBATE] Distros Linux: perdeu a graça. [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 09/04/2013 - 10:27h

Desta vez serei breve, pois não tenho muito o que comentar:
Não me canso de usar GNU/Linux, e não é por questões de acomodação.
Eu poderia estar "acomodado" no Windows ou no Mac-Os.
O que sucede "no mundo linux" sucede igualmente "nos demais mundos", porém com intensidades diferentes.
Tenho um irmão que usa Windows Vista, já experimentou o XP e o W7 e não se adaptou de jeito nenhum, voltando apavorado para o Vista.
E por que? Porque tudo ali é diferente e obrigatório.
Não existe a chance de usar Gnome 2, Gnome 3, LXDE, nada.
Somente aquilo que nos é apresentado.
E também não há a chance de compartilhar com os amigos aquela interface do Vista se o outro usuário já usa o W7 e assim por diante.
Por essa razão, não vejo sentido em o Linux me cansar, me dar problemas, ser inconveniente ou coisas assim.
Ele é mera ferramenta nas minhas mãos, tanto quanto seja minha vontade de mexer, de alterar, de me aprofundar, mas sobretudo de minha competência para fazê-lo.
Tenho essa liberdade, mesmo que jamais venha a exercê-la.
Tenho minhas considerações contrárias ao Unity, mas no dia em que isso realmente se tornar um problema para mim, eu simplesmente mudarei para outra distro GNU/Linux.
Simples assim: A vida continua.
Esta é minha modesta opinião.



51. Re: [OPINIÃO-DEBATE] Distros Linux: perdeu a graça. [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 09/04/2013 - 11:28h

o tópico é antigo, de agosto do ano passado e foi reaberto, mas eu não canso de usar Linux, não.

Linux é muito diferente, quando vc enjoa de um ambiente gráfico, usa outro, quando vc enjoa de uma distro, usa outra. Windows, não, Windows são todos iguais, inclusive o 8...

Tanto não canso que tenho a Distro favorita, uso Sabayon mais que todas as outras Distros e uso a 5 anos e não tenho precisado reformatar a mais de 3 anos.

Ainda, vario de ambiente gráfico e uso todos, menos o GNOME3 e o Cinnamon (pq não gosto). Posso usar KDE hoje, MATE amanhã, WindowMaker na semana que vem etc... Ao vêzes uso um Fluxbox limpo, quando quero fazer algo que precisa de performance.

Não me canso de usar Linux e presumo, não cansarei e gosto tanto de Sabayon que tenho usado Mandriva, Mageia, openSUSE e Gentoo muito pouco e Windows 7? Uma vez por mês e olhe lá!

XP não gosto, acho XP defasado, obsoleto e muito lento e Win 8, também não gosto, acho feio como o GNOME3!


52. Re: [OPINIÃO-DEBATE] Distros Linux: perdeu a graça. [RESOLVIDO]

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 09/04/2013 - 14:27h

Meu primeiro contato com o Linux foi quando comprei uma revista na área de informática com o Conectiva 3 ... atualizei para o Conectiva 7 ... depois para o 10.

Certa vez fui comprar uma placa mãe + processador + memoria e queria testar, segue o diálogo +ou-:
EU:
"Se eu comprar contigo esses 3 itens, vc poderia testar para mim" ?

DONO:
"Só tem como testar se vc comprar um PC completo, pois precisa de um HD para instalar o OS".

EU:
"Caramba !, precisa realmente disso tudo?"

EU:
"Chama o tecnico que trabalha contigo que talvez ele saiba como fazer"

Dono:
" 'tecnico' tem um cliente aqui querendo testar somente esses itens: placa+ processador+memoria', ja falei que nao seria possivel...fala aqui com ele"

EU:
"vc permite usar a sua bancada e resolver essa parada?"

DONO:
"como vc vai fazer ????"

EU:
"SOMENTE PERMITA E APRENDA, aahaha"

Peguei o CD do MOVIX dei o boot ... montei o divx do filme e deixei todos verem a "mágica" ...

Todos ficaram admirados e perguntando como fazer aquilo ... Dizendo: "Nunca tinha visto isso, esse cara eh mesmo O BOM ".

USEI emprestado: fonte e um drive de cd.

Foi magico realmente ...

Mas hoje praticamente so uso o Win 7 que serve para os meus usos e não vejo o porque de usar o Linux ...




53. Re: [OPINIÃO-DEBATE] Distros Linux: perdeu a graça. [RESOLVIDO]

Luciano
Rei Tenguh

(usa Arch Linux)

Enviado em 09/04/2013 - 19:44h

1°: "No Linux as coisas param de funcionar do nada" foi um comentário bastante infeliz, amigo. Eu uso diferentes distros a anos e isso não é pra acontecer, não. Via de regra são erros de configuração - salvo a placa wireless, que é grande a possibilidade de ser uma "semi-coompatível".


2º: quanto a necessidade de um "sistema âncora", inevitavelmente a gente usa o que a gente mais conhece. Tenho um sistema Windows instalado em um desktop para jogos, mas não uso o dito-cujo pra absolutamente NADA que não seja jogar, já a anos. E quando instalo algum hardware novo e ele não funciona, o meu caminho é o inverso: o sistema onde eu vou fazer testes sobre o novo hardware e seru funcionamento é Linux ("sistema âncora") Inevitavelmente, usamos para isso o sistema com o qual temos mais constância de uso.


3º: Quanto a diversidade e consequentes possíveis instabilidades: é natural, liberdade gera diversidade. Mas isso não faz "o linux" ser um sistema instável por conta de mutações, porque para o propósito de estabilidade e não-mudanças existem a 20 anos o Slackware e o Debian Estável.


4º: O sistema Windows foi feito para ser usado por pessoas sem conhecimento nenhum, e op sistema Linux foi feito para ser utilizado por quem precisava de sistemas mais seguros e confiáveis. A prióri, pode-se afirmar que o sistema Linux foi criado para servidores e bancos de dados, e que seu uso "doméstico" é esforço da comunidade, mas não sua função esperada na criação. Se não precisa de segurança e estabilidade, então o único motivo para utilizar sistemas Linux é o gosto por exercícios mentais.
Ele traz algumas melhorias em relação sistemas Windows, mesmo para uso doméstico: ambientes gráficos incríveis, melhor manipulação multimídia, adaptalidade... mas a prióri, foi criado como ferramenta para acesso e controle de dados.

_________________________________

Em suma: você tem duas ferramentas sua frente, uma feita com foco principal no MSN e no You Tube, e outra feita com foco principal em segurança de dados.
Se você tentar usar uma chave de fenda pra bater em pregos na parede, vai dar mais trabalho do que se usar um martelo, certo? E pra rosquear um parafuso com um martelo vai ser um deusmelivre, certo?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts